ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

Ortodontia e Ortopedia Funcional dos maxilares é a especialidade odontológica responsável pela correção das posições dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de formas inadequadas nas fases de crescimento, fase adultae da terceira idade.

Dentes apinhados (tortos) ou dentes que não se encaixam corretamente são dificeis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração (cáries) e à doença periodontal (genvival). 

A má oclusão também causa um estrese adicional nos músculos de mastigação que podem levar as dores de cabeça, problemas na ATM (Articulação têmporo- Mandibular) podendo tambem desencadear dores na região do pescoço, ombros e costas.

O Tratamento Ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma estética facial mais agradável e dentes mais duradouros.

O especialista em Ortodontia e Ortopedia funcional dos maxiliares é  chamado ORTODONTISTA. Para se tornar ortodontista é necessario ser dentista e ter concluido curso de especialização reconhecido pelo MEC e Conselho Federal de Odontologia – CFO.

 

Tratamento em crianças e Adolescentes 

   

A Associação Americana de Ortodontia ( AAO ) recomenda que a primeira avaliação deve ocorrer entre 6 e 7 anos . Nessa idade o tratamento ortodôntico talvez não seja necessário, mas quando diagnosticado algum problema precocemente o grau de severidade das maloclusões pode ser atenuado e prevenido utilizando procedimentos simples de ortodontia.    

     Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares é a especialidade odontológica responsavel pela correção das posições dos dentes e dos ossos maxiliares posicionados de formas inadequadas nas fases de crescimento, fase adulta e da terceira idade.   

     A Ortodontia para crianças e adolescentes é responsabilidade do ORTODONTISTA, tanto na fase de leite (dentição decídua) quanto na fase de erupção de dentes permanentes (dentição mista).

     Quando a intervenção ortodôntica não é necessária, o ortodontista pode cuidadosamente monitorar o crescimento e desenvolvimento e começar o tratamento no momento ideal.

Tratamento em Adultos

Para o tratamento em adultos as novidades são boas.

Com o investimento em tecnologia avançada e nos mais modernos aparelhos e tecnicas de tratamento conseguimos reduzir o desconforto causado pelo aparelho, diminuir a freqüência das visitas ao consultório e oferecer tratamentos mais rápidos e eficazes, possibilitando que o profissional e o paciente escolham a melhor opção de tratamento.

Essas opções incluem os aparelhos metálicos convencionais, aparelhos transparentes estéticos de porcelana ou safira, aparelhos auto-ligáveis e aparelho invisalign.

O tratamento ortodôntico em adultos proporciona uma melhor qualidade de vida ao paciente, pois, estabelece a função mastigatória adequada, aparência, saúde e auto-estima.

Melhorar a saúde dos dentes e do periodonto (tecidos gengivais) é igualmente importante. Dentes tortos e uma mordida errada podem contribuir para o aparecimento de gengivite, perdas ósseas, dores de cabeça, problemas na ATM (articulação têmporo mandíbula) e o aumento da presença de cáries pela dificuldade de higienização.

  

                                       Tipos de Aparelhos

Aparelhos Removíveis

                 

Os aparelhos removíveis são muito utilizados em crianças de forma preventiva a fim de evitar que as má-oclusões se instalem, para pequenas movimentações dentárias e como auxiliares na remoção de hábitos bucais prejudiciais, tais como a sucção de dedo ou interposição lingual.

                                                                              

Aparelhos fixos metalicos  

O aparelho fixo metálico é o aparelho convencional, o mais utilizado desde o advento da ortodontia moderna. É um aparelho bastante resistente, constituído por 3 elementos básicos:

1 – Bráquetes ( pequenas peças metálicas colocadas em cada dente)

2 – Fio Metálico inserido nos bráquetes

3 - Elásticos ( borrachinhas coloridas ou transparentes) para manter o fio metálico preso aos bráquetes.

As borrachinhas são trocadas a cada sessão e os fios são trocados de acordo com as necessidades do tratamento. Já os braquetes premanecem colocados aos dentes ate o final do tratamento.

 

            Aparelho Estético              

     

O aparelho estético foi desenvolvido nos últimos anos a fim de atender às necessidades de um mercado cada vez mais exigente com relação a aparência e discrição.  É o aparelho mais utilizado pelas celebridades e vem sendo cada dia mais solicitado por paciente adultos que precisam de tratamento e por motivos pessoais ou profissionais não desejam a aparência de um “sorriso metálico” que pode ser visto à distância.

É constituído pelos mesmos elementos de um aparelho metálico convencional, entretanto o material utilizado na sua confecção ( que pode ser cerâmica ou safira) é um material translúcido e transparente, bastante discreto.

Aparelho Auto-Ligável  

Os aparelhos auto-ligáveis foram desenvolvidos recentemente e vem sendo utilizados com sucesso em todo o mundo, reduzindo significativamente o tempo do tratamento.

Este sistema dispensa o uso de borrachinhas para prender o arco (fio) no bráquete, pois os bráquetes dos autoligáveis já vêm com um dispositivo que abre e fecha e, assim, prende o fio metálico.

Esta tecnologia é o que há de mais atual na Ortodontia e deve ser cada vez mais usada. Proporciona uma força mais continua para a movimentção dentaria mantendo o aparelho ativado durante mais tempo. Proporciona com isto menos visitas ao consultório, podendo ocorrer a cada dois meses aproximadamente, além de diminuir o tempo necessário para o tratamento.